Ensaios de Campo

Direct Push

Na execução desse tipo de sondagem, é utilizado um equipamento de percussão, com um martelete hidráulico acoplado a uma sonda, ou ainda, um martelete elétrico, que crava no solo um amostrador tubular de 1,50m de comprimento e 55mm de diâmetro. Dentro desse amostrador, há um tubo de politileno de 1,20m de comprimento e 44mm de diâmetro, onde a amostra fica acomodada durante a cravação. Essas amostras podem ser colhidas continuamente ou em profundidades pré-estabelecidas.

Ensaio de Perda D'àgua sob Pressão

Ensaio de Perda d'água Sob Pressão é realizado em maciços rochosos através de furos de sondagens, visa a determinação da permeabilidade e ao comportamento desses maciços frente à percolação d’água através de suas fissuras.

Consiste na injeção de água sob pressão num certo trecho de um furo de sondagem e na medida da quantidade de água absorvida pelo maciço rochoso durante certo tempo, a uma dada pressão de injeção. Este ensaio é realizado para vários estágios de pressão. É fundamental e indispensável no projeto de barragens, túneis e canais de adução.

Ensaio de Infiltração

O coeficiente de permeabilidade é uma constante de proporcionalidade relacionada com a facilidade pela qual o fluxo passa através de um meio poroso.

O ensaio de carga constante é aplicado a solos granulares ou solos com alta permeabilidade. Quando a permeabilidade é muito baixa, a determinação pelo permeâmetro de carga constante é pouco precisa. Emprega-se, então, o de carga variável. Para solos argilosos, é mais conveniente a determinação do coeficiente de permeabilidade durante o ensaio de adensamento.

SOLICITE ORÇAMENTO