Meio Ambiente

Perfuração com Hollow Stean Auger

O emprego do Hollow Stean Auger a perfuração é realizada com diâmetro de 7’’ e a seco. Utiliza-se o hasteamento com trado helicoidal oco. Consiste em uma sonda acoplada a um caminhão ou mesmo sob esteira. Este conjunto deve ser patolado e centralizado para a execução do Furo.

Investigação de Passivos Ambientais

Legislação ABNT NBR 15.515 (1), (2) e (3)

Investigação Preliminar:

O objetivo da etapa de Investigação Ambiental Preliminar é a realização de um diagnóstico inicial das Áreas Potencialmente contaminadas (AP), documentando a existência de evidências ou fatos que levem a suspeitar ou confirmar a contaminação nas áreas em avaliação, possibilitando sua classificação como Área Suspeita de Contaminação (AS), Área Potencialmente Contaminada (AP) ou exclusão do cadastro, estabelecer o modelo conceitual inicial de cada área em avaliação e verificar a necessidade da adoção de medidas emergenciais nas áreas.

Investigação Confirmatória:

A etapa de investigação confirmatória encerra o processo de identificação de áreas contaminadas, tendo como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação e verificar a necessidade da realização de uma investigação detalhada nas áreas suspeitas, identificadas na etapa de avaliação preliminar.

Investigação Detalhada:

A partir da confirmação de que uma área é contaminada, é necessário definir, a critério do órgão ambiental, que medidas que deverão ser adotadas, para resguardar de imediato os possíveis receptores de risco identificados no entorno da área e delimitar as áreas onde foi identificada a contaminação. Geralmente ocorre mais de uma etapa de investigação até que se delimite a pluma de contaminação.

Medição de Voláteis VOC

Esse serviço proporciona o mapeamento e o inventário preciso das emissões fugitivas de compostos orgânicos voláteis (COV) em plantas industriais que realizam a extração, o processamento e o armazenagem de matérias primas e produtos voláteis (refinarias de petróleo, tancagens de combustíveis, coquerias, carboquímicas, etc.), possibilitando a implementação de um programa LDAR (Leak Detect and Repair), ou seja, de detecção e quantificação de vazamentos em válvulas, tanques, flanges, respiros, tubulações, selos, bombas, compressores e outros equipamentos de produção, movimentação e armazenagem de combustíveis e hidrocarbonetos voláteis, como posterior reparo desses vazamentos.

As medições dos gases são realizadas com o equipamento PID Gas Detector, com o objetivo de detectar a possível presença de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) no solo através de medições diretas nas profundidades de 0,50m, 1,00m e 1,5m.

SOLICITE ORÇAMENTO