Topografia

Levantamento Topográfico

O levantamento topográfico visa gerar um modelo da porção de terra, subterrânea ou superficial que se tornará planta do local onde será realizada a obra. O processo é dividido em fase de coleta, processamento e tratamento de dados, disposição e gerenciamento das informações coletadas, que irá compor relatório e planta da área. Os serviços de levantamento planialtimétrico são os necessários para a perfeita caracterização do terreno. O levantamento planialtimétrico é a representação das informações planimétricas (ângulos) e altimétricas (diferença de nível ou distância vertical), fornecendo o maior número possível de informações da superfície representada. Além disso, podem ser levantadas questões temporais, como a análise da resposta do solo antes, durante e após a incidência de chuvas.

Em alguns casos também é preciso fazer acompanhamento do volume de terra removida ou depositada no terreno. Sempre partindo de uma origem pré-definida e algumas vezes com auxílio de equipamentos como o GNSS (Global Navigation Satellite Systems), os levantamentos planialtimétricos são executados com equipamento topográfico de extrema precisão como a Estação Total, GPS Geodésico (RTK) e VANT – Veiculo Aéreo Não Tripulado. Os levantamentos planialtimétricos são realizados de acordo com as especificações do contratante, que conforme sua necessidade definirá a escala final do produto.

Topobatimetria

A batimetria é a medição da profundidade de corpos hídricos como rios, lagoas, barragens, oceanos, entre outros, através do emprego de um equipamento especial denominado ecobatímetro. A representação fiel do relevo do fundo que é expressa cartograficamente por curvas batimétricas (curvas de nível submersas) que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais.

Com as informações obtidas na batimetria é possível conhecer com precisão o relevo de fundo dos corpos hídricos facilitando a tomada de decisão nos estudos e projetos para intervenções nas áreas estudadas.

Geoprocessamento

O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.

SOLICITE ORÇAMENTO